quarta-feira, 3 de novembro de 2010

democracia

o que é democracia?
Democracia é um modo de conduzir o Governo. O povo participa de decisões políticas e tem garantia a deveres e três tipos de direitos, o direito político, onde tem direito as eleições secretas e diretas, o direito civil, onde tem direito a liberdade de expressão, livre acesso a informação, e tem também direito social, onde todos tem direito a educação, saúde e emprego.

texto da internet:
Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário