quarta-feira, 3 de novembro de 2010

trabalho escravo!!

Erradicar o trabalho escravo e degradante, por meio de ações fiscais coordenadas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, nos focos previamente mapeados. A fiscalização do trabalho visa regularizar os vínculos empregatícios dos trabalhadores encontrados e demais consectários e libertá-los da condição de escravidão.

http://www.mte.gov.br/trab_escravo/default.asp

Atualmente, há diversos acordos e tratados internacionais que abordam a questão do trabalho escravo, como as convenções internacionais de 1926 e a de 1956, que proíbem a servidão por dívida. No Brasil, foi somente em 1966 que essas convenções entraram em vigor e foram incorporadas à legislação nacional. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata do tema nas convenções número 29, de 1930, e 105, de 1957. Há também a declaração de Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho e seu Seguimento, de 1998.

De acordo com o relatório da OIT de 2001, o trabalho forçado no mundo tem duas características em comum: o uso da coação e a negação da liberdade. No Brasil, o trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado. Nota-se que o conceito de trabalho escravo é universal e todo mundo sabe o que é escravidão.

Vale lembrar que o trabalho escravo não existe somente no meio rural, ocorre também nas áreas urbanas, nas cidades, porém em menor intensidade. O trabalho escravo urbano é de outra natureza. No Brasil, os principais casos de escravidão urbana ocorrem na região metropolitana de São Paulo, onde os imigrantes ilegais são predominantemente latino-americanos, sobretudo os bolivianos e mais recentemente os asiáticos, que trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários, geralmente em oficinas de costura. A solução para essa situação é a regularização desses imigrantes e do seu trabalho.

http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm

texto pessoal a respeito do 2 texto:

Não existe somente o trabalho escravo no meio rural, ocorre também nas cidades, mas em menor intensidade. O trabalho escravo urbano é de outra tipo.Os principais casos de escravidão urbana,no brasil, ocorrem na região de São Paulo, onde os imigrantes ilegais são em grande quantidade latino-americanos, sobretudo os bolivianos e atualmente os asiáticos, que trabalham varias horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários ou por comida, geralmente em oficinas de costura.Para o solucionamento dessa situação é necessario a regularização desses imigrantes e do seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário