domingo, 20 de junho de 2010

Participação Popular - Conjuração Baiana

TEXTO 1:

De todos os movimentos de revolta que eclodiram no Brasil colonial, a Conjuração baiana de 1798 foi o mais abrangente em termos dos objetivos políticos, da abertura à participação das camadas populares e dos ideais de mudanças sociais propostos. Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial. Mas foram mais além, ao propor profundas mudanças sociais como a abolição dos privilégios vigentes que garantissem a igualdade entre os homens, de diferentes raças e cor, e o fim da escravidão.

O principal fator que fez irromper a conjuração baiana como um movimento de revolta popular radical está relacionado às condições sociais e econômicas da região do Recôncavo baiano. No fim do século 17, a região recuperou a prosperidade econômica com o renascimento agrícola. Tinha início a um novo ciclo da produção do açúcar.

Porém, o avanço da grande lavoura canavieira se fez em detrimento das pequenas propriedades agrícolas voltadas para a produção de subsistência. A diminuição da área ocupada pela lavoura de subsistência fez piorar as condições de vida das camadas populares. Enquanto os proprietários de engenho e os grandes comerciantes se beneficiavam com essa situação, os pequenos comerciantes e agricultores e os pobres e humildes sofriam com a alta dos preços e a escassez de alimentos.

IDEAIS:

Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (onde as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), além da instalação de uma República na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados. Tais idéias eram divulgadas sobretudo pelos escritos do soldado Luiz Gonzaga das Virgens e panfletos de Cipriano Barata, médico e filósofo. Os 5 pontos da conjuração baiana eram: Proclamação da República; Diminuição dos Impostos; Abertura dos Portos; Fim do Preconceito; Aumento Salarial.

PARTICIPANTES:

1. Soldado Lucas Dantas do Amorim Torres
2. Aprendiz de alfaiate Manuel Faustino do Santos Lira
3. Soldado Luís Gonzaga das Virgens
4. Mestre alfaiate João de Deus Nascimento

O QUE ACONTECEU COM OS PARTICIPANTES:

1. A cabeça de Lucas Dantas ficou espetada no Campo do Dique do Desterro
2. A de Manuel Faustino, no Cruzeiro de São Francisco
3. A de João de Deus, na Rua Direita do Palácio (atual Rua Chile); e
4. A cabeça e as mãos de Luís Gonzaga ficaram pregadas na forca, levantada na Praça da Piedade, então a principal da cidadade.

TEXTO 2:

A Conjuração Baiana, teve como objetivo a
proclamação da república, diminuição dos impostos, abertura dos portos, fim do preconceito e aumento salarial, os participantes da conjuração baiana foram mortos e esquartejados, tiverams as suas cabeçãs espetadas em locais diferentes, a Conjuração Baiana buscou romper com o sistema de dominação tradicional escravista vigente que estava assegurado pela elite colonial.

Texto 1 : http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u8.jhtm
Ideais, Participantes, O que aconteceu com os participantes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjura%C3%A7%C3%A3o_baiana#Conclus.C3.A3o
Texto 2 : Artur Léo

Nenhum comentário:

Postar um comentário