A todos influenciava o exemplo da independência das Treze Colônias Inglesas, e idéias iluministas, republicanas e emancipacionistas eram difundidas também por uma parte da elite culta, reunida em associações como a Loja maçônica Cavaleiros da Luz
Os 5 pontos da conjuração baiana eram:
- Proclamação da República;
- Diminuição dos Impostos;
- Abertura dos Portos;
- Fim do Preconceito;
- Aumento Salarial.
Em 12 de Agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos.
Um desses panfletos declarava:
- "Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais."
no dia 8 de Novembro de 1799, procedeu-se à execução dos condenados à pena capital, por enforcamento, na seguinte ordem:
- soldado Lucas Dantas do Amorim Torres;
- aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira;
- soldado Luís Gonzaga das Virgens; e
- mestre alfaiate João de Deus Nascimento.
O quinto condenado à pena capital, o ourives Luís Pires, fugitivo, jamais foi localizado. Pela sentença, todos tiveram os seus nomes e memórias "malditos" até à 3a. geração. Os despojos dos executados foram expostos da seguinte forma:
- a cabeça de Lucas Dantas ficou espetada no Campo do Dique do Desterro;
- a de Manuel Faustino, no Cruzeiro de São Francisco;
- a de João de Deus, na Rua Direita do Palácio (atual Rua Chile);
- a cabeça e as mãos de Luís Gonzaga ficaram pregadas na forca, levantada na Praça da Piedade, então a principal da cidade.
Esses despojos ficaram à vista, para exemplo da população, por cinco dias, tendo sido recolhidos no dia 13 pela Santa Casa de Misericórdia, que os fez sepultar em local desconhecido.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjuração_baiana (este testo foi editado por lucas lessa)
Conjuração Baiana por Lucas Lessa
A conjuração baiana foi um movimento anti-colonial, cujo qual foi um movimento popular com ideais populares, que queriam uma república própria, direitos iguais a todos, divisão dos poderes, soltura dos escravos, dentre outros.
A conjuração baiana foi um movimente ANTI-COLONIAL, por isso seus participantes foram mortos, presos e/ou torturados. O movimento manchou a imagem da coroa portuguesa, a qual provocou o esquecimento de todos os envolvidos!!
ESTÁ POSTAGEM FOI FEITA EM HOMENAGEM A TODOS OS PARTICIPANTES DO MOVIMENTO!! APESAR DE TEREM CIDOS ESQUECIDOS PELO PAIS NÃO SERAM ESQUECIDOS POR MIM!!!
Lucas Lessa Quilici
Nenhum comentário:
Postar um comentário