domingo, 4 de julho de 2010

Violência

Texto 1

Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.
Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.


Imagens








Texto 2


A violência se manifesta por meio do abuso da força, da tirania, da opressão. Ocorre do constrangimento feito sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, como as guerras, conflitos étnico-religiosos, banditismo e violência verbal.

Fontes

Texto 1:http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBkQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FViol%25C3%25AAncia&rct=j&q=violencia&ei=2y8xTJKEI8P68AbcluDJCw&usg=AFQjCNGE0_mGn-cHBc3afVdTbEfze_cb9Q&sig2=-zRl7O-RPgIyMluutttFPw

Fotos: Google Imagens

Texto 2: Artur Léo

Nenhum comentário:

Postar um comentário